Teste Teste Teste

Vídeo Aulas


A incrível variedade dos exoplanetas em uma imagem

A imagem acima é um gráfico incrível que mostra mais de 500 planetas extra-solares (cerca de um quarto do total já descoberto), encontrados desde 1988.
Esta visualização, criada pelo artista gráfico e escritor Martin Vargic da Eslováquia, baseia-se no raio estimado e temperatura dos planetas, mas outros fatores, como densidade, idade ou metalicidade estelar também foram levados em consideração.
Todas as várias classes conhecidas de exoplanetas são mostradas no gráfico, como as super-Terras, os Júpiteres quentes, os Netunos quentes, os mundos de água, anões gasosos e os planetas diamantes superdensos.

Universo majestoso

Segundo a agência espacial norte-americana, a NASA, 1.903 planetas extra-solares (fora do nosso sistema solar) foram descobertos desde 1988, até o registro de 22 outubro de 2015.
Há muitas maneiras de classificar exoplanetas. Eles variam em massa, período orbital, temperatura etc. Na visualização acima, os mundos com seus nomes estão posicionados de acordo com sua temperatura média e densidade (ver no canto inferior direito as indicações).
Segundo Vargic, o gráfico foi feito para ser o mais preciso possível levando em conta as informações que possuímos, mas a verdadeira natureza dos planetas pode ser radicalmente diferente.
Não é lindo ver quantos mundos, com tantas cores e formas, existem lá fora? [Phys]
Compartilhar Google Plus

Autor Central MProcopio

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Banco de Imagens






Receba nossas atualizações por e-mail